Nenhum icone

Artesãos paraibanos expõem trabalhos em feira internacional no Pará

Os produtos da Paraíba estão expostos em uma área de 28 metros quadrados

Trabalhos de 26 artesãos paraibanos podem ser conferidos, pela primeira vez, na 4ª Feira do Artesanato Mundial (FAM), que ocorre paralelamente à III Feira Estadual do Artesanato Paraense (Fesarte), no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções da Amazônia Hangar, em Belém, no Pará.

Aberta ao público, a feira funciona das 15h às 22h até o próximo domingo (31). No local, os visitantes podem encontrar vários serviços e produtos de cultura regional, nacional e internacional, além de um amplo salão gastronômico e apresentações culturais.

Os produtos da Paraíba estão expostos em uma área de 28 metros quadrados, abrangendo todas as tipologias locais, tais como: fios, renda renascença, madeira, algodão colorido, fibra, cerâmica, couro, tecelagem, brinquedo popular, pedra, metal, osso, artesanato indígena e habilidades manuais.

De acordo com a técnica do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), Sandra Virgínia, em apenas dois dias de vendas já foram comercializados cerca de R$ 4 mil. “Estamos orgulhosos de participar, pela primeira vez, deste evento à convite do Programa de Artesanato Brasileiro. Nossa expectativa é fazer com que o público do norte do país conheça o trabalho do artesão paraibano. Este espaço de divulgação já gerou muitas encomendas, além das tradicionais que participamos durante todo o ano na Paraíba, em São Paulo e Brasília”, disse.

A artesã Maria das Dores Ramos Silva, mais conhecida por 'Dorinha', participa da feira representando a Associação de Desenvolvimento Comunitário das Artesãs de Ateliê Renascença de São Sebastião do Umbuzeiro, no Cariri paraibano, a 110 km de João Pessoa. Mesmo trabalhando com renda há 40 anos, ela afirmou que cada nova oportunidade é única e precisa ser aproveitada.

“Trouxe da associação mais de 100 peças entre vestuários simples à vestidos de casamento e utilidades para o lar, pois sempre vendemos bastante. Esta é a nossa primeira vez no Estado e a expectativa é vender tudo para produzirmos mais e sempre melhor”, afirmou a artesã.

O Programa de Artesanato da Paraíba é vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico e tem como coordenadora a primeira-dama do Estado, Pâmela Bório. O PAP tem como gestora Ladjane Barbosa.

Serviço – Mais informações sobre a FAM estão disponíveis no site do evento www.fambrasil.com.br ou pelo e-mail financeiro@charpeventos.com. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria. Outras informações também podem ser obtidas através do telefone (91) 3289-7950.

Comentários