Fam Brasil - Feira do Artesanato Mundial
Artesãos recebem homenagem na Feira do Artesanato Paraense
Wednesday, 26 Jul 2017 14:49 pm
Fam Brasil - Feira do Artesanato Mundial

Fam Brasil - Feira do Artesanato Mundial

A arte esculpida pelas mãos de cinco artesãos paraenses é destaque na “Galeria de Homenageados”, montada no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia para a Feira do Artesanato Mundial (FAM) e II Feira do Artesanato Paraense, que ocorre deste sábado (3) até o dia 11. Os trabalhos artísticos, a maioria baseada em pesquisas, demonstram o uso de madeira de demolição, miriti e produtos confeccionados a partir de materiais que seriam descartados.

O artesão Ivan Teixeira usa o descarte para fazer produtos de cestaria, como luminárias, flores, abajur, porta-retratos e caravelas. O artesão lembra que a arte nasceu da necessidade de construir o seu próprio brinquedo, por conta da infância pobre, e diz que, há dez anos, o artesanato garante o sustento de toda a família.

 

O artesão diz que a maior expectativa dele é a oportunidade de divulgar cada vez mais o seu produto, o que possibilita a realização de negócios com outros Estados do Brasil. “Trabalho desde os 8 anos, e nos últimos anos, com a divulgação dos meus produtos, nossa venda vem melhorando cada vez mais. Agora, com o reconhecimento público do meu trabalho, alcanço um degrau a mais”, afirma.

O artesão Izaías Amaral Lopes, que há 39 anos se dedica à profissão, faz esculturas, remos e cuités (cuias). As peças, que retratam a arte regional, rupestre e tapajônica, são resultado de pesquisas feitas no Pará. Para desenvolver as técnicas, Izaías se preparou: ele estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro.

A arte de Izaías Lopes já ganhou o mundo. As peças do artesão já chegam ao Japão, Alemanha e França, e às regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. “Criei meus filhos fazendo artesanato. Eu me dedico muito, estudo. Tenho procurado me aperfeiçoar para eventos como esse, onde o público é formado também pela classe alta.